FAÇA UMA SIMULAÇÃO

UP RESPONDE

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre o UP:

1. O que é consórcio?

Consórcio é uma associação de pessoas (físicas ou jurídicas) que se organizam em grupos visando atingir, juntas, um objetivo em comum. Os produtos consorciáveis podem ser bens móveis (automóveis, caminhões, motocicletas, máquinas agrícolas), bens imóveis (casas, apartamentos, terrenos, galpões) e serviços de diversas naturezas (educação, intercâmbios, reformas, móveis planejados, viagens, procedimentos estéticos, festas de casamento, etc.).

2. Qual a origem do consórcio?

O consórcio, neste formato, existe no Brasil desde 1962, com o objetivo de possibilitar uma modalidade de compra parcelada alternativa aos financiamentos, que possuem juros altos inviabilizando a aquisição de bens para a grande maioria dos brasileiros. O sistema cresceu, se desenvolveu e hoje conta com mais de 7 milhões de pessoas, além de ser regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

3. Qual a diferença do UP consórcio para o sistema tradicional de consórcio?

No consórcio tradicional é necessário pagar uma taxa de administração do começo ao fim do plano. Já no UP consórcio você não paga taxa de administração até que a sua cota seja contemplada. Após a contemplação, você passa a pagar 0,35% (automóveis e imóveis) ou 0,45% (serviços) de taxa de administração ao mês, calculada sobre o valor do crédito, durante o prazo restante da sua cota. Assim, você só paga taxa se for contemplado, e a Administradora só ganha quando você também ganhar. Caso você seja o último a ser contemplado no seu grupo, não pagará nada de taxa de administração e ainda receberá o seu crédito atualizado pelo INCC (imóveis) ou IPCA (automóveis e serviços).

4. No UP consórcio eu pago algum tipo de taxa de adesão?

No UP consórcio não existe taxa de adesão. Você paga somente o valor do bem dividido pelo prazo. Isto é, caso você opte por um bem no valor de R$ 40.000,00 parcelado em 80 meses, sua parcela será de R$ 500,00. Isso porque antes da contemplação você não paga nenhuma taxa adicional.

5. No UP consórcio eu pago taxa de administração sobre o lance?

No consórcio tradicional há uma taxa de administração sobre o lance. No UP consórcio, caso o seu lance seja utilizado para quitar parcelas do final do plano, não haverá cobrança da taxa de administração.

6. No UP consórcio eu pago taxa de administração sobre antecipação de parcelas?

Diferente do consórcio tradicional, no UP consórcio você não paga taxa de administração sobre as parcelas antecipadas antes da contemplação da sua cota.

7. Como eu faço para retirar meus bens pelo UP consórcio?

No sistema de consórcio a carta de crédito é distribuída mensalmente através de sorteios e lances. Os sorteios são realizados pela Loteria Federal e os lances podem ser ofertados pelo site ou pela nossa Central de Relacionamento, de forma totalmente sigilosa. Somente os maiores lances serão contemplados e, consequentemente, os que deverão ter a efetivação do pagamento. A quantia paga será utilizada para reduzir o valor das parcelas mensais ou amortizar as parcelas do final do plano. Você opta pelo que for mais conveniente para você.

8. O UP consórcio é um sistema de compra de bens de consumo ou um investimento?

O UP consórcio é um excelente sistema de compra, já que oferece um prazo bastante flexível (40, 60, 80, 100, 180 meses) e taxa zero de administração até a contemplação, o que possibilita parcelas muito baixas. Após a contemplação, você pagará somente uma taxa de 0,35% (autos e imóveis) ou 0,45% (serviços) calculada sobre o valor do crédito, durante o prazo restante da sua cota. Como o UP Consórcio não cobra taxa antes da contemplação, ele também é um excelente sistema de investimento, pois você terá suas parcelas corrigidas anualmente: imóveis (INCC), autos e serviços (IPCA). Além disso, se ao ser contemplado, estiver com um percentual de até 50% do valor do bem pago e não quiser o bem, terá a opção de restituir os valores pagos com correção baseada no índice oficial da Poupança, divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil.

9. Existe algum tipo de seguro no UP consórcio?

Sim e é opcional. Você pode optar por fazer um seguro desemprego ou perda de renda (profissionais liberais e autônomos) que garantirá a cobertura das parcelas por até 6 meses, incluindo um seguro de vida. São taxas bem acessíveis que garantem tranquilidade ao longo de seu plano.

10. Posso transferir minha cota de consórcio?

Sim, a qualquer momento você pode transferir sua cota de consórcio, para isso, basta acionar a Administradora e apresentar as documentações necessárias do interessado em adquirir a sua cota.

11. Posso cancelar a minha cota? E se eu cancelar perco o que paguei?

O ideal é que você não cancele a sua cota e conquiste o seu objetivo de poupar ou adquirir o bem que você tanto sonhou. Caso esta seja a sua opção, você pode cancelar o seu plano notificando a administradora ou deixando de pagar 2 parcelas consecutivas. Assim você passa a participar de outra modalidade de sorteio, relacionada aos clientes que cancelaram, e, quando for sorteado receberá o que pagou aplicado os descontos contratuais.

12. O UP Consórcio garante a entrega imediata do crédito?

No consórcio, todos os participantes compartilham, desde o primeiro mês, das mesmas chances de contemplação. Seja por sorteio ou lance, todos os consorciados com as parcelas mensais em dia podem ser contemplados em diferentes momentos, sem que uma data seja pré-estabelecida.

Ficou com alguma dúvida?
Mande a sua pergunta nos nossos canais de atendimento ou entre em contato pelo chat. 

Planos personalizados para você:

consórcio de carro

Consórcio de Carro

Planos de até 80 meses para você adquirir seu carro 0 Km ou seminovo, de qualquer marca ou modelo.

Simule
consórcio de serviços

Consórcio de Serviços

Planos de até 40 meses para você planejar festas, viagens, cursos, reformas, estética e muito mais.

Simule
consórcio de imóveis

Consórcio de Imóveis

Planos de até 180 meses para você conquistar a casa própria, terreno para construir ou sala comercial.

Simule